Sabemos da dificuldade de muitos estudantes em entender a noção de frações. Por isso, estamos propondo uma alternativa introdutória para a primeira aula de frações em turmas do 6º ano.
Materiais necessários: garrafas pet de um litro, copos descartáveis de 500 ml, 250 ml, 200 ml, 100 ml e 50 ml.
Sugerimos que o professor comece a aula explorando os conhecimentos prévios dos alunos, referente a capacidade. O objetivo desse início é proporcionar(relembrar) aos alunos a compreensão da relação entre litro e ml. Vale salientar que a "relação" que nos referirmos aqui é superficial, ou seja, simplesmente os alunos devem saber que um litro é que vale a 1 000ml.
Buscando ainda explorar um pouco mais da intuição dos alunos, proponha situações como: um litro pode ser dividido em quantos copos de 500 ml? O litro pode ser divido em quantos copos de 250 ml? ... O litro pode ser divido em quantos copos de 50 ml? Se houver dúvidas, convide algum aluno para efetuar a divisão usando as garrafas e os copos, ou seja, distribuindo o líquido da garrafa nos copos.
Agora, a cada copo associe um símbolo fracionário; exemplo: o copo que corresponde a metade de um litro associe 1/2; o copo de 250 ml associe 1/4; o copo de 200 ml associe 1/5; o copo de 100 ml associe 1/10; o copo de 50 ml associe 1/20.
Proponha agora a seguinte situação: dos quatros copos que o litro foi dividido, Lucas bebe dois deles. Qual fração dos copos Lucas bebeu? Espera-se respostas como: 02 de 04. Com a mediação do professor, é possível obter 2/4. Nesse momento o regente deve formaliza para os alunos que o número que fica em cima da barra representa a quantidade
de corpos que Lucas bebeu e o número que fica abaixo da barra representa a quantidade de copos em que o litro foi divido.
Sugerimos que não seja exigida, nesse momento, a leitura formal das frações, explore apenas a situação vivenciada. Lembre-se que os alunos deve manipular as garrafas e os copos para responder as situações propostas.
Vamos a mais uma situação: se Lucas bebesse todos os copos de suco, o que podemos afirmar? Essa situação é importante para trabalhar a questão do todo, ou seja, 1/4 + 1/4 + 1/4 + 1/4 = 1, que representa um litro em nosso contexto.
Na próxima situação trabalharemos a noção de comparação entre frações. Quem é maior? O copo que corresponde a 1/2 do litro ou o copo que corresponde a 1/4 do litro? Será que o copo que representa 1/10 do litro é maior que o que corresponde a 1/5? Deixe os alunos compararem os copos para responderem.
Na seguinte situação é necessário que os alunos manipulem os copos para responder corretamente. Será que 2/10 do litro é maior que 1/5 do litro? 2/4 do litro é maior que 2/5 do litro? Para que os alunos descubram que no primeiro caso as frações são iguais é necessário encher dois copos de 100 ml, que corresponde a 2/10 do litro e comparar com o copo de 200 ml, que corresponde a 1/5 do litro. A segunda pergunta é resolvida de maneira análoga.
Use agora sua criatividade para bolar novas situações problemas. Sugerimos que a aula termine com a divisão de refrigerantes(sucos). Bom trabalho!!!
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